Blog

Post

11 benefícios do Reiki

Benefícios do Reiki

O Reiki é uma forma de terapia que pertence à linha das chamadas terapias complementares, naturais ou alternativas, onde o objetivo principal é a cura física, emocional, mental e espiritual, assim como a restauração da harmonia do nosso estado natural de equilíbrio que produz bem-estar e felicidade. 

Seu nome, Reiki, é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”.

A técnica terapêutica tem a capacidade de canalizar a energia universal através da imposição das mãos, seguindo os princípios da acupuntura, shiatsu ou reflexologia.

As pesquisadoras Susan Thrane e Susan M. Cohen no estudo Efeito da terapia de Reiki na dor e ansiedade em adultos (Effect of Reiki therapy on pain and anxiety in adults) explicam a dinâmica básica da técnica:

“Uma sessão de terapia de Reiki típica pode durar de 30 a 90 minutos. Idealmente, o receptor deita-se confortavelmente em uma mesa de massagem totalmente vestido e o praticante coloca as mãos levemente sobre o corpo em uma sequência definida de posições das mãos. A maioria das pessoas sai de uma sessão de terapia de Reiki sentindo-se muito relaxada.”*

De acordo com a filosofia do Reiki, a doença física, emocional, mental ou espiritual surge quando um campo de energia é bloqueado. Ao restabelecer o fluxo normal de energia através da técnica, nosso corpo pode efetivamente ativar seu sistema de sobrevivência e restaurar a saúde e a vitalidade. 

Embora para as pessoas céticas possa ser um argumento com nuances mágicas, a verdade é que o Reiki tem relação com algumas premissas da Física Quântica.

Além disso, as pessoas que o praticam garantem resultados extraordinários.

De fato, muitos hospitais e centros clínicos incorporam-no como terapia complementar ao tratamento convencional. 

“Reiki é uma prática usada para relaxamento e controle da dor que envolve toque físico e contato social com um praticante treinado e empático. Ao contrário de muitas terapias de relaxamento, o Reiki não requer a participação do paciente, uma característica que o torna particularmente atraente no ambiente hospitalar, onde os pacientes costumam ficar extremamente ansiosos, deprimidos, com dor ou sedados.”*
— Joan E. Fox, PhD, principal pesquisadora do estudo Efeitos do Reiki no estresse (Effects of Reiki on Stress), patrocinado pela The Cleveland Clinic.

11 benefícios do Reiki 

Os benefícios do Reiki para o corpo e mente do ser humano são muito amplos, por isso decidimos listar apenas alguns dos mais populares.

Os antigos mestres orientais desta técnica afirmam que, através de uma continuação de sessões de reiki, é possível tratar qualquer afeição física ou emocional de uma pessoa. Nesta lista, trouxemos exemplos mais concretos:

1. Reduz o estresse e gera equilíbrio e bem-estar de forma integral.

2. Harmoniza, energiza, estabiliza e relaxa fisicamente, mentalmente, emocionalmente e espiritualmente.

3. Acelera a capacidade natural do nosso organismo para curar, tratando de doenças, emoções e dores.

4. Melhora o funcionamento e desempenho fisiológico de células e órgãos.

5. Aumentar a clareza mental e concentração para estudar e trabalhar.

6. Melhora a autoestima.

7. Pode preparar emocionalmente para atos cirúrgicos, pré e pós operatório.

8. É auxiliar no tratamento para reduzir enxaquecas, depressão, cólicas menstruais e constipação.

9. “Reiki pode reduzir a fadiga e aumentar a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama que recebem quimioterapia.” — conforme pontuam Seda Karaman e Mehtap Tan, em estudo disponível no Instituto Nacional de Saúde (NIH – National Institute of Health).

10. Também é de grande ajuda em transtornos alimentares como bulimia e anorexia.

11. Pode ser usado ainda para curar plantas e animais.

“Revisões sistemáticas e meta-análises do Reiki revelam que ele apresenta melhorias estatisticamente significativas em muitos sintomas físicos e psicológicos comuns a uma ampla gama de doenças, como problemas de humor, ansiedade, depressão, fadiga, dor e náusea.”*
— Natalie L. Dyer, Ann L. Baldwin, e William L. Rand, em Um ensaio de eficácia em larga escala de Reiki para a saúde física e psicológica (A large-scale effectiveness trial of eriki for physical and psychological health).

Quem pode receber o Reiki?

Como o reiki é uma terapia holística, não invasiva, que funciona nos campos naturais de energia do corpo e não tem efeitos colaterais ou contra-indicações, é indicada para qualquer  pessoa, independentemente de idade, sexo ou condições específicas. Desde bebês, pessoas idosas e até mesmo para gestantes. 

O Reiki é recomendado e reconhecido como uma terapia alternativa pela Organização Mundial de Saúde.

Nos EUA e no Reino Unido está incluído no sistema público de saúde e é usado em mais de 1000 hospitais como uma prática complementar aos tratamentos convencionais.

Além disso, os serviços de emergência de Nova York incluem treinamento em reiki.

Há muitas manifestações e experiências pessoais que atestam os excelentes resultados que esse tipo de prática de cura traz.

Portanto, se você estiver interessado em realizar esse método curativo procure por profissionais ou pessoas devidamente capacitadas. 

*Tradução livre.

Clínica de Psicologia Nodari
Especializada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Atendimentos Particulares em Psicoterapia e Avaliação Neuropsicológica

Está localizada na Vila Mariana, São Paulo/SP
11 99725-4565

Comentários

Respostas de 8

  1. Fernando fisioterapeuta acupunturista e osteopatia reikiano feito 3 sistemas mestrado de reiki, mestrado de karuna, mestrado de seichim sekrem skhm e iniciado em fogo do reiki disse:

    Muito bom gostei de tds conhecimento mais um leve breve comentário nos reikianos devemos parar de postar que o reiki é espiritualidade ou que tem alguma ligação com forças espirituais
    Eu penso que a hora que tds começarem a entra no mesmo conceito utilizado na acupuntura e sobre terapia energética para entrarmos em conceitos mais cientificos pq na acupuntura tbm temos terapias presencial a distância utilizando bonecos ou moldes do corpo como um orelha para aplicar agulhas em tele consultas
    Obs sim parece vudu mais ñ usamos nomenclatura religiosa aí se torna científico e mais aceito na sociedade
    Pq o reiki tem tudo para se tornar uma especialização ou uma pós-graduação pq se ajuntar tds os sistemas do reiki td conhecimento e aprimorar com a literatura de acupuntura como zang-fu da para fazer 1200hs tranquilo mais até que os reikianos mudem a cabeça e veja o benefício desta mudança vamos ter que crescer muito pq ainda estamos engatinhando

    1. Obrigada pelo comentário e pela explicação.
      Gostamos muito de saber o quanto o Reiki tem evoluído!

    2. Muito bom seu comentário…
      Eu gostaria de saber se possível, se uma pessoa pode aplicar o Reiki por acreditar que tem esse dom, sem a necessidade de obrigatoriamente ter feito um “curso” ou algo do gênero.
      Pergunto pq de forma institiva eu aplico o Reiki (atualmente no meu filho)
      E em alguns amigos, e me falam que de fato fez diferença de forma positiva
      Desde já agradeço a atenção

  2. Caso queira e posa divulgar o meu instagram, @neyla.paternostro, lá eu faço envio de reiki solidário.

  3. Gostaria de deixar meu nome para reike a distância sou muito ansiosa e tenho depressão, meu filho também é ancioso João Vitor Araújo Nepomuceno dos santos eu autorizo receber todas as energias positivas em toda a áreas da minha vida grata

    1. Infelizmente, não trabalhamos mais com Reiki. Ele era feito por um parceiro e optamos por ficar apenas na área da psicologia. Mas agradecemos o contato de qualquer forma.

Clínica de Psicologia Nodari

Nosso blog tem como objetivo trazer textos dicas, ferramentas, informações, enfim, conteúdos que acreditamos que possam ajudar as pessoas a melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida. Além de refletir a importância da psicoeducação no processo terapêutico.

Oferecemos atendimentos psicológicos em:

  • Psicoterapia - Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e
  • Avaliações Neuropsicológicas.
  • Outros Posts

    Sinais de ansiedade que não devem ser ignorados

    A ansiedade pode se apresentar de diferentes maneiras. Há pessoas que sofrem mais com seus efeitos psicológicos e há quem os somatize. Em qualquer caso, conhecer alguns sintomas da ansiedade ajudará a detectá-la e interromper seu progresso.

    plugins premium WordPress