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Como a terapia cognitivo comportamental pode me ajudar na compulsão alimentar?

técnicas da tcc para compulsão alimentar

Saiba quais são as principais características da compulsão alimentar e como a terapia cognitivo comportamental (TCC) pode ser utilizada para tratamento do transtorno.


Conteúdo abordado neste texto:


A compulsão alimentar é considerada um transtorno quando ocorre com certa frequência — pelo menos 2 vezes por semana, num período de 6 meses.

Ou seja, caso você abuse da comida em ocasiões esporádicas — datas festivas, por exemplo — não se preocupe. É um comportamento normal, sem maiores danos à sua saúde.

Compreender a diferença entre excessos eventuais e sinais de um distúrbio alimentar é um passo fundamental.

Afinal, é preciso saber reconhecer o problema para entender a necessidade — e possibilidades — de tratamento.

Neste texto, explicamos como a terapia cognitivo comportamental pode ajudar na compulsão alimentar.

Mas, antes de falarmos sobre estratégias de controle, vamos entender um pouco mais sobre as características específicas do transtorno.

Siga a leitura!

Compulsão alimentar: como identificar?

Destacamos a noção de periodicidade como primeiro indício. Mas a recorrência dos episódios não é o único sintoma do problema.

Confira, a seguir, outros sinais de alerta da compulsão alimentar:

  • sensação de falta de controle sobre o que ou o quanto se come;
  • ingerir grande quantidade de comida num curto intervalo de tempo;
  • comer com voracidade, de modo muito mais rápido que o normal;
  • comer até se sentir desconfortável (muito “cheio”);
  • ingerir excesso de alimentos, mesmo sem sentir fome;
  • comer escondido ou longe de outras pessoas, para evitar constrangimento;
  • sentimento de culpa e vergonha após os episódios compulsivos.

Quais as causas do transtorno de compulsão alimentar?

Os motivos que levam uma pessoa a comer compulsivamente são variáveis. Dentre as principais hipóteses, é preciso considerar:

Independente das causas, a compulsão alimentar periódica tende a gerar sérios danos à saúde física e mental.

Portanto, caso você identifique semelhanças entre as características do transtorno e seu padrão de comportamento, busque ajuda profissional.

Embora possa parecer difícil, é possível transformar sua relação com a comida.

O problema é que, quando avaliamos uma dificuldade por conta própria, nem sempre chegamos a soluções eficientes.

Podemos, inclusive, agravar a situação, procurando alternativas rápidas — como automedicação e dietas extremas.

Com orientação apropriada, você conseguirá descobrir as origens do problema. E contar com os recursos mais oportunos para tratar, definitivamente, sua condição.


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Por que a terapia cognitivo comportamental é indicada para compulsão alimentar?

terapia para compulsão alimentar
A terapia cognitivo comportamental foca na mudança estrutural de pensamentos, o que garante resultados a longo prazo.

A terapia cognitivo comportamental (TCC) é o tratamento que traz melhores resultados para o controle da compulsão alimentar.

Isso porque, por meio da TCC, é possível descobrir — e alterar — padrões de pensamentos e emoções, que levam ao comportamento disfuncional frente à comida.

Diferente de outras formas de terapia — como a psicanálise —, a TCC é estruturada numa quantidade limitada de sessões, que visam atingir um objetivo específico.

Para tanto, o terapeuta realiza um processo que inclui conversas, mas não se restringe a elas.

Na verdade, a abordagem da TCC é bastante prática, contando com propostas de intervenções e tarefas cotidianas, que elaboram uma nova interpretação do ato de comer.

Dentre as técnicas de terapia cognitivo comportamental mais oportunas ao tratamento da compulsão alimentar, podemos mencionar:

1. Psicoeducação

Além de compartilhar informações sobre o transtorno durante as sessões, é provável que o psicólogo estimule o paciente a ampliar seu conhecimento por meio de leituras sobre o tema.

O conjunto de referências permite melhor compreensão sobre causas e consequências do comportamento disfuncional, em seus múltiplos aspectos.

Essa consciência favorece o diálogo entre terapeuta e paciente — bem como o comprometimento com o programa de tratamento —, uma vez que o propósito das estratégias apresentadas se mostra tangível.

2. Automonitoramento

O registro, por escrito, é uma técnica muito presente na TCC.

O hábito permite que a pessoa possa observar padrões que conduzem às circunstâncias indesejadas.

Uma das solicitações comuns é a manutenção de uma tabela, dividida em 3 colunas.

No primeiro campo, anota-se a situação concreta — o momento em que ocorreu um episódio de compulsão alimentar. Para ilustrar, digamos que o fato foi uma discussão no trabalho.

Na segunda coluna, deve-se pontuar os pensamentos que estavam presentes naquela situação. Por exemplo: “minhas habilidades são insuficientes para esta função”, “minha opinião nunca é considerada”, “por que não consigo me impor?”, etc.

Na terceira coluna, cabe relatar os sentimentos e emoções decorrentes do evento — raiva, frustração, tristeza…

Conforme a tabela ganha informações, é possível perceber quais são os gatilhos recorrentes da compulsão alimentar.

Esses dados são discutidos com o psicólogo, que ensina estratégias para desafiar pensamentos e crenças disfuncionais, alterando o resultado comportamental.

Outra anotação importante de automonitoramento em transtornos alimentares diz respeito às refeições.

O ideal é que se registre tudo o que foi ingerido, em qual horário e respectivo estado de humor (sensações).

É um estímulo a manutenção da disciplina alimentar e percepção do que suscita a “queda em tentação”.

Nas sessões de TCC, há ênfase na manutenção de hábitos regrados, sendo sugerido que a pessoa se alimente de 3 em 3 horas — pois ficar muito tempo sem comer colabora para que se coma em excesso, nas quebras de jejum.


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3. Estratégias de enfrentamento

Certamente, é necessário aprender a gerenciar as emoções negativas que levam à compulsão alimentar.

Para chegar a esse objetivo, o terapeuta apresenta recursos que permitem a interrupção dos pensamentos disfuncionais.

Atenção plena, técnicas de relaxamento e adoção de alternativas para distrair impulsos compulsivos são exemplos dessa abordagem.

Vale ressaltar que a TCC também abarca a prevenção de recaídas, propondo exercícios oportunos a tais situações.

Embora o padrão de terapia cognitivo comportamental para compulsão alimentar seja, em média, de 4 a 5 meses de tratamento, é possível que o número de sessões se altere.

Tudo depende da avaliação do profissional, programa sugerido e adequação quanto às estratégias.

Independente das características individuais do tratamento, o objetivo é, sempre, de conferir autonomia ao paciente, para que ele possa desenvolver resiliência à compulsão alimentar, sem necessitar de constante supervisão.

A terapia cognitivo comportamental foca na mudança estrutural de pensamentos, o que garante resultados a longo prazo. Essa premissa vale para qualquer situação na qual a TCC seja aplicada.

Se você quiser saber mais sobre os assuntos que abordamos neste texto, fique à vontade para registrar sua dúvida ou sugestão no espaço dos comentários.

Clínica de Psicologia Nodari
Especializada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Atendimentos Particulares em Psicoterapia e Avaliação Neuropsicológica

Está localizada na Vila Mariana, São Paulo/SP
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Comentários

Resposta de 0

  1. Que texto maravilhoso, nunca tinha lido a respeito, me encaixo completamente, marquei em minha cidade uma consulta. Acredito que tudo fará sentido.

  2. Sofro muito de ansiedade e ora lido bem e ora não. Cheguei a engordar nesta pandemia e mas consegui eliminar 10 kg (total 17 kg). Mas este peso restante não estou conseguindo eliminar e está me deixando muito ansioso e desconfortável. Preciso de ajuda !

    1. Boa tarde Cesar,
      Você já considerou fazer terapia? A terapia cognitivo comportamental é a abordagem mais recomendada para ansiedade, e também é o tratamento que traz melhores resultados para o controle da compulsão alimentar. Considere buscar terapia.

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