Blog

Post

Como sair da depressão: 10 passos práticos para recuperar sua saúde mental

Dicas de como sair da depressão e superar esse momento.

Como sair da depressão? O que pode ser feito para superar essa condição?

Primeiramente, é essencial entender que a depressão envolve uma persistência de pensamentos negativos sobre nós mesmos, sobre o mundo ao nosso redor e sobre o futuro.

Quando esses pensamentos se prolongam, eles geram um desconforto significativo, afetando não apenas quem sofre, mas também aqueles que estão próximos.

A depressão se manifesta através de sentimentos de fracasso, apatia, tristeza e a incapacidade de encontrar prazer em atividades que normalmente nos trariam alegria.

Esses são os sinais mais característicos da condição.

Em casos de depressão, observamos uma alteração nas emoções e comportamentos.

Embora essa mudança possa ocorrer de forma gradual, a pessoa que sofre com depressão se torna notavelmente diferente do que era anteriormente.

Ela pode adotar atitudes que vão contra a busca pelo bem-estar, tornando-se passiva, triste, melancólica e isolada.

Além disso, dificuldades relacionadas ao sono são comuns: a pessoa pode ter dificuldade para adormecer, acordar muito cedo ou, ao contrário, desejar dormir o dia todo.

Entender essas mudanças é crucial para quem busca saber como sair da depressão.

Com a ajuda de profissionais e o suporte adequado, é possível reverter esse quadro e recuperar a saúde mental.

Dicas de como sair da depressão

Aqui estão algumas práticas que não são apenas recomendadas para aqueles que estão passando por um período depressivo, mas também para todos que não apresentam qualquer transtorno de humor e querem aumentar sua capacidade de enfrentar os desafios da vida, ampliando sua assertividade, inteligência emocional, energia pessoal ou capacidade para aceitar diferentes estados emocionais.

Confira!

1. Exercícios – fundamentais no auxílio para sair da depressão

Pessoas em depressão geralmente não querem estar ativas. Mas o hábito de exercitar-se trará uma perceptível e positiva mudança no seu humor.

Quando realizamos atividades físicas, nosso organismo aumenta o nível de endorfina, que são os hormônios que permitem sentir alegria e bem-estar.

Sem contar que os exercícios permitem aumentar nosso nível de energia física e mental, desfocando a mente dos pensamentos negativos, que são de grande ajuda para sair da depressão.

2. Pensamentos positivos

Essa prática é muito utilizada pelos psicólogos da orientação cognitivo comportamental para ajudar o paciente a sair da depressão. Ela consiste em aprender a identificar pensamentos negativos, que tendem a ser automáticos e semi-inconscientes. Geralmente são breves e muito tóxicos, por exemplo, “eu sou estúpido”, “eu nunca vou melhorar”, ” eu sou incapaz”, etc.

Uma vez identificado este tipo de pensamento, você deve aprender a substituí-los por outros que sejam realistas, lógicos e positivos.

Por exemplo, se fiz algo errado, em vez de pensar “sou idiota”, deve-se aprender a dizer a si mesmo: “Cometer um erro não significa que sou idiota”.

Para realizar esta prática corretamente, você pode registrar por escrito seus pensamentos negativos e mudar para pensamentos realistas e positivos.

3. Desenvolvimento da autoestima

Com uma boa autoestima, torna-se muito difícil o desenvolvimento da depressão. E a prática para o desenvolvimento da autoestima é a identificação e eliminação de pensamentos autocríticosimportante para sair da depressão.

Você é seu maior inimigo quando se “ataca” com pensamentos críticos. Você tem que aprender a falar consigo mesmo de maneira respeitosa. Tratar-se bem, como um bom pai ou mãe que transmite sua afeição, apoio e apreço, é fundamental para desenvolver sua autoestima.

4. Desenvolver a assertividade

Assertividade é uma postura comportamental diante das pessoas e de situações cotidianas.

Ao contrário do que muita gente pensa, não está ligada ao que é certo ou errado, e sim à nossa maneira de expor e defender nossas posições.

Se você tiver dificuldade em reafirmar seus pontos de vista diante dos outros, saber como dizer “não” a um pedido abusivo ou tomar iniciativas, talvez seja necessário aprender a desenvolver sua assertividade.

Se você se sentir incapaz de responder às demandas abusivas dos outros, isso pode fazer com que você se sinta fraco e inseguro.

Dessa forma acabará criticando a si mesmo no lugar de ter um olhar crítico sobre as opiniões ou atitudes dos outros.

Desenvolver essa habilidade pode ser um passo importante para sair da depressão, pois ajuda a fortalecer sua autoestima e confiança.

5. Inteligência emocional

Saber aceitar e tolerar diferentes estados emocionais, mesmo que sejam negativos, será uma das melhores vantagens com as quais você pode contar na vida.

Se você tem ansiedade, tristeza, medo ou raiva e pode “controlar” essas emoções, você será uma pessoa com boa capacidade de autocontrole.

E se você souber tolerar e aceitar emoções negativas, poderá ter uma maior capacidade de desfrutar de emoções positivas.

6. Enfrentar situações pode ajudar a saber como sair da depressão

Existem muitas pessoas com alto nível de evitação. Isto é, elas fogem de situações que envolvem um alto nível de desconforto.

Pode ser um encontro com pessoas que nos fazem sentir inseguros, uma pessoa que nos atrai mas achamos que pode nos rejeitar, o compromisso em um relacionamento de casal, aquela conversa mais séria com a amiga ou namorado, entre muitas outras coisas.

Este ato de evitar é um mecanismo de defesa que “protege” a curto prazo de não sentir medo ou ansiedade.

Porém a médio prazo pode arruinar as conquistas na vida, pois qualquer objetivo que supõe certo grau de medo é evitado e frustrado. A evitação é uma das posturas que dificulta a sais da depressão.

7. Estabelecer objetivos

Uma das características típicas da depressão é a perda da credibilidade dos sonhos.

As pessoas precisam sempre sonhar, por maiores ou menores, que possam alcançar na vida, para serem estimuladas.

Saber estabelecer planos será um estímulo importante para sair da depressão, bem como um incentivo para superar obstáculos na vida.

8. Relaxar

Outra técnica excelente é o relaxamento. Ela é fundamental para você aprender a soltar os músculos e também a mente.

Quando o corpo está relaxado, sua capacidade emocional é mais suave e sua maneira de pensar se torna menos negativa, apreensiva ou obsessiva – que irá ajudar a sair da depressão.

9. Aprender a passar um tempo com você

Quando você está deprimido, é essencial que se concentre em algo que faça você se sentir melhor.

Pode ser qualquer coisa que lhe dê prazer, como meditar, assistir a um filme ou uma série de televisão, um passeio no parque para dar uma caminhada ou levar seu animal de estimação, desfrutar de sua refeição predileta ou mesmo dedicar um momento para ler um bom livro.

10. Solucionar problemas

Muitas depressões têm sua origem em uma dificuldade de resolver os problemas que a vida nos traz.

Aprender a avaliar situações para saber como ver o que é bom e o que é ruim em nossas decisões ajudará a saber como sair da depressão, influenciando em nossa autoestima e estado de espírito.

Saber como resolver os diferentes problemas que surgem em nosso caminho é algo que podemos aprender.

Trata-se de desenvolver a habilidade de avaliar adequadamente os prós e contras implícitos em qualquer tomada de decisão, a fim de escolher da melhor maneira possível, e se errar, tudo bem, você sempre terá uma nova chance.


A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é eficaz para quem busca sair da depressão. Ela ajuda a identificar e modificar pensamentos negativos, melhorando a qualidade de vida. Técnicas estruturadas e colaborativas desenvolvem habilidades para superar desafios emocionais e comportamentais.

Se você ou alguém próximo enfrenta depressão, busque apoio profissional. A intervenção precoce e o tratamento adequado são essenciais. A Clínica de Psicologia Nodari oferece atendimentos particulares com uma equipe experiente, especializada em TCC e dedicada ao seu bem-estar. Juntos, podemos promover uma vida mais saudável e equilibrada. Converse conosco.

Clínica de Psicologia Nodari
Especializada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Atendimentos Particulares em Psicoterapia e Avaliação Neuropsicológica

Está localizada na Vila Mariana, São Paulo/SP
11 99725-4565

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica de Psicologia Nodari

Nosso blog tem como objetivo trazer textos dicas, ferramentas, informações, enfim, conteúdos que acreditamos que possam ajudar as pessoas a melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida. Além de refletir a importância da psicoeducação no processo terapêutico.

Oferecemos atendimentos psicológicos em:

  • Psicoterapia - Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e
  • Avaliações Neuropsicológicas.
  • Outros Posts

    Qual o hobby ideal para você?

    Adotar um hobby funciona como um “remédio” natural para controlar ansiedade e melhorar sua concentração. Saiba escolher o passatempo ideal para seu perfil.

    plugins premium WordPress