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Psicoterapia é uma ferramenta de desenvolvimento de potenciais

Psicoterapia é uma ferramenta de desenvolvimento de potenciais

A proposta da terapia é associada quase sempre a uma ferramenta de tratamento para transtornos emocionais, uma vez que já estão instaurados.

O que pouco se discute é sobre a importância de aplicar a psicoterapia na prevenção de transtornos e todos os benefícios da regulação emocional para o bem-estar e qualidade de vida.

Não é preciso receber o diagnóstico de uma especialista para cuidar das suas emoções, aliviar a ansiedade e compreender a fundo sobre os mecanismos cognitivos que regem as escolhas, reações e interpretações.  

A pessoa que faz terapia cognitivo-comportamental (TCC) consegue estabelecer um maior autoconhecimento, avaliar sobre as próprias condutas e sem dúvida, melhorar a qualidade dos seus relacionamentos e desenvolver-se a nível pessoal.

Com o avançar dos estudos na área da psicologia comportamental já existem inúmeras evidências sobre as mudanças geradas no cérebro a partir de novas reformulações cognitivas e emocionais.

O cérebro é um sistema plástico propenso às mudanças de que tanto necessitamos e a formação de novas conexões.

A mente pode ser remodelada por meio de novas perspectivas, pensamentos e ações transformadoras.

Confira como a terapia cognitivo-comportamental beneficia a saúde, atua na prevenção de transtornos e razões para que todas as pessoas busquem o auxílio em algum momento da vida.

Estabelecendo novas maneiras de enxergar, interpretar e reagir

Umas das principais vantagens da terapia para a saúde emocional é compreender os impactos do pensamento sobre as nossas vidas, ações e reações.

Quando aborda sobre os seus anseios, dificuldades e medos durante uma sessão se toma consciência de alguns bloqueios e situações limitantes geradas por mecanismos cognitivos, ou seja, a maneira de interpretar as situações.

E aí cabe a pergunta: essa é a única perspectiva? Como encarar a situação de um modo mais saudável e que alivie o mal estar?

É exatamente esse o ponto em que a terapia cognitivo-comportamental entra auxiliando-o a refletir sobre os seus próprios pensamentos e a regular as emoções.

Aprendendo a encarar as experiências negativas

Compreender a origem dos traumas e situações indesejadas e aprender a encarar por meio de novas associações cognitivas, são objetivos da TCC. 

Os cenários e situações vividas não podem ser alterados, no entanto, nos despertam sentimentos e pensamentos irracionais e nocivos para saúde e quando não observados faz com que se torne refém desses episódios.


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A TCC é focada no aqui e agora, portanto, será estabelecida a consciência das distorções e esquemas cognitivos (pensamentos automáticos e sentimentos) para encarar a partir de novas associações que irão atenuar as inseguranças e ajudar a eliminar o bloqueio.

A psicoterapia desenvolve o cérebro

A escolha de realizar a psicoterapia é muito válida também para o desenvolvimento cognitivo e intelectual, uma vez que ira proporcionar à pessoa visões amplas e compreensões múltiplas a cerca da sociedade, família e do mundo.

Quando existe a disposição de pensar a partir de diferentes perspectivas e conceitos são acionadas novas conexões neurais.

O cérebro é um circuito muito bem organizado. O tempo inteiro está ativo e utilizamos (100%) da sua funcionalidade. Como toda máquina, vai exigir cuidados e reparação.

Além da prática de atividade física, meditação e alimentação equilibrada, o exercício da terapia é outra ferramenta cognitiva não só para tratar transtornos emocionais, mas ampliar a capacidade de reflexão, autocontrole e autoconhecimento.

Na literatura, são inúmeras as publicações que validam a eficiência da TCC no tratamento terapêutico de diversos transtornos e as transformações são nítidas.

Durante a TCC e o reforço cognitivo, o cérebro realiza novas sinapses, semelhante ao momento em que exercita o aprendizado de um idioma e tantas outras habilidades.

O pensamento flexível e a capacidade de autoanálise é um exercício poderoso para o desenvolvimento da inteligência emocional e habilidades primordiais nos relacionamentos, sejam eles do campo afetivo ou profissional.


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Regular as emoções combate transtornos emocionais

Durante a terapia cognitivo-comportamental o paciente é orientado a seguir estratégias de regulação emocional adaptativa.

É incluso exercícios que induzem ao relaxamento, como a atividade física, mindfulness, compreensão abrangente das emoções, aceitação e substituição dos desvios cognitivos por novas abordagens.

A regulação das emoções são exercícios que devem ser praticados por qualquer pessoa na prevenção de transtornos emocionais, como a ansiedade e a depressão por exemplo.

Outra abordagem aplicada na terapia cognitivo-comportamental é a TEE (Terapia do Esquema Emocional).

Autores como Aaron Beck e Young aprofundaram estudos nessa técnica que visa avaliar a relação das emoções e os contextos vividos pelo paciente por meio de uma abordagem contextualizada e individual.

Ao identificar a origem das emoções negativas são elaboradas estratégias esquematizadas que auxiliam a lidar com a situação de uma forma analítica e resolutiva.

A terapia é uma ferramenta de promoção da qualidade de vida e não devemos restringir os potenciais somente ao tratamento de transtornos, mas também na prevenção e exercício cognitivo para viver de maneira mais leve e flexível.

Durante as sessões da TCC é como se inúmeras janelas fossem abertas na mente, proporcionando novas perspectivas e correções comportamentais necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Clínica de Psicologia Nodari
Especializada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Atendimentos Particulares em Psicoterapia e Avaliação Neuropsicológica

Está localizada na Vila Mariana, São Paulo/SP
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