sinais de ansiedade,pesadelos,ansiedade,bocejos em excesso,sintomas da ansiedade

Blog

Post

Sinais de ansiedade que não devem ser ignorados

Sinais de ansiedade que não devem ser ignorados

Diferente dos problemas físicos de saúde, nem sempre é fácil explicar como acontece a ansiedade. Ela é um distúrbio em que os sintomas físicos, emocionais e cognitivos se misturam e podem se tornar uma situação real.

Para muitas pessoas, o diagnóstico é um divisor de águas, pois finalmente podem encontram uma explicação para o que sentem e também poderão encontrar uma solução.

A ansiedade pode se apresentar de diferentes maneiras. Há pessoas que sofrem mais com seus efeitos psicológicos e há quem os somatize.

Em qualquer caso, conhecer alguns sintomas da ansiedade ajudará a detectá-la rapidamente e interromper seu progresso.


Conteúdo relacionado: Nervosismo: sintomas e formas de controlar


Sintomas de ansiedade que não devem ser ignorados

Dor muscular

Mesmo pessoas que parecem controlar seus “nervos”, podem sem querer apertar as mandíbulas, tencionar o pescoço ou os ombros, entre outros músculos.

É uma reação natural do corpo que está “preparado” para assumir algo que percebe como uma ameaça.

Esta tensão pode causar dores e desconforto, além de também revelar a ansiedade.

Incapacidade de relaxar

Pensar em ter um momento para fazer nada, sentar no sofá, passear pela rua sem rumo, ler ou ouvir música estressa você?

Se a possibilidade de ter um tempo para ficar “à toa” faz você se sentir mal, pode ser que você esteja sofrendo de algum grau de transtorno de ansiedade.

Relaxar, assim como dormir, pode ser muito difícil nesses casos, pois invariavelmente surgem pensamentos negativos ou mesmo listas de tarefas a fazer.

Muitos Bocejos

Bocejar mantém o cérebro em alerta. E os bocejos não são apenas um indicador de sono ou tédio, eles podem ser também sintomas de ansiedade.

Muitas vezes, mesmo que você tenha dormido, seu corpo e sua mente não estão descansando o suficiente, e no dia seguinte você está cansado.

Pesquisas na Universidade de Bournemouth, na Inglaterra, revelaram uma conexão entre a frequência de bocejos e o aumento do cortisol no sangue, o hormônio do estresse.

O curioso é que o cortisol também aumenta a temperatura do corpo e do cérebro. E essa é a razão que faria você bocejar mais quando se sentir ansioso.

Bocejos excessivos estão entre os sintomas de ansiedade conhecidos.
Bocejos excessivos podem acontecer em momentos de ansiedade.

Pesadelos

Se você tem pesadelos que ocorrem com frequência, é provável que seja uma expressão de ansiedade, frustração ou preocupações.

Essa foi a conclusão alcançada por um grupo de psicólogos da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, que explica que pesadelos ocasionais são uma tentativa de dar sentido às experiências diurnas.

Por outro lado, os pesquisadores descobriram que os pesadelos recorrentes são o resultado de emoções negativas derivadas de um profundo senso de falta de controle sobre nossas vidas e a ideia de que somos incapazes de lidar com problemas.

Gosto metálico na boca

A ansiedade também pode provocar um gosto de metal na boca. Entre diferentes explicações, a mais provável é que o estresse esteja causando uma reação na boca que faz com que as gengivas sangrem.

O sangue tem um gosto metálico, e é isso que você percebe, embora a quantidade seja muito pequena que você não possa vê-la.

Além do gosto metálico, durante períodos de ansiedade nos tornamos mais sensíveis a certos sabores.

É importante procurar ajuda o mais rápido possível se você sofrer de ansiedade. Quanto antes for iniciado o tratamento, mais rapidamente a ansiedade pode ser superada e mais duradouros serão os resultados.

Quanto mais cedo o círculo vicioso que gera ansiedade for quebrado, melhor.

Passar muito tempo sem procurar ajuda, fará com que seu cérebro memorize a resposta ansiosa, de modo que será mais difícil quebrar esse padrão posteriormente.


Outros artigos que podem te interessar:

  • Preocupação excessiva: revelamos técnicas que vão te ajudar a lidar com a sensação de angústia e ansiedade com o futuro.
  • Somatização: saiba o que é, quais as causas e conheça alguns dos sintomas mais comuns.
  • Síndrome do pensamento acelerado: você se sente sobrecarregado, como se a sua mente fosse inundada por um um turbilhão (ininterrupto) de pensamentos? Então confira as informações que destacamos no texto sobre pensamentos acelerados. Provavelmente, a leitura vai te ajudar a entender e lidar melhor com o problema.
  • Cansaço excessivo: muito sono, desânimo, preguiça são sensações que descrevem seus dias típicos? Acesse o texto e descubra quais as possíveis causas desse mal-estar.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser deixar sugestões de assuntos para próximos textos, fique à vontade para usar o campo de comentários!

Clínica de Psicologia Nodari
Especializada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Atendimentos Particulares em Psicoterapia e Avaliação Neuropsicológica

Está localizada na Vila Mariana, São Paulo/SP
11 99725-4565

Comentários

14 respostas

  1. Tenho transtorno misto ansioso e depressivo, também sou muito introvertida, quando passo muito tempo em um ambiente com muitas pessoas, sinto o meu corpo pesar, logo começam os bocejos e o meu humor muda. Então sinto a necessidade de me isolar no meu cantinho, é como se a minha energia fosse drenada, por esse motivo evito certos eventos e não recebo visitas em casa.

    1. Boa noite Maia,
      Proporcionar alguns momentos com nós mesmos em nosso cantinho, pode nos conectar com os nossos próprios pensamentos. Mas conviver com outras pessoas é muito importante para o nosso desenvolvimento pessoal, porém a partir do momento, que conviver com outras pessoas está sendo muito difícil para você, acredito que seja necessário procurar um psicólogo que possa te ajudar a desenvolver a autoconfiança e o autoconhecimento.

  2. Estou sendo vítima de um vizinho que boceja alto o dia inteiro, E ontem ele pegou uma enxada e disse que ia me matar, e que eu iria me arrepender de ter construído do lado da casa dele. O gatilho foi que meu fornecedor/entregador descarregou material de construção(brita), um pouco sobre a calçada da casa dele. Ficou super violento e descontrolado mentalmente. Sou amiga da esposa dele, e pensei em fazer o B.O.
    Mas isso é pedir para ser morta….

    1. Infelizmente, na nossa página você vai encontrar apenas conforto ou dicas para lidar com as questões emocionais.
      Quanto às questões ligadas ao conflito, é melhor procurar orientação legal, até para se sentir mais segura.

  3. Tá com um mês que tô mi sintindo muita fraca meu corpo mole só pede cama sem ânimo para nada tô com abriçao de boca sinto meu coração muito acelerado cada dia tá muito insuportável. Não aguento mais isso será que eu tô com algum problema de ansiedade 😔😕

    1. É importante investigar melhor. Nenhum diagnóstico pode ser feito com poucas informações, nem sem te ver, sem saber a sua história. Considere procurar profissionais para isso. Um checkup médico também ajudaria a eliminar possíveis causas.

    1. Olá, Michele!
      Acredito que você pode se beneficiar com leituras de textos, aqui no blog, que vão te ajudar a lidar com diferentes sintomas da ansiedade.
      No entanto, os artigos não substituem a avaliação e o tratamento que apenas um profissional pode te oferecer.
      Considere procurar um psicólogo para te auxiliar.

  4. Eu sofro de ansiedade há anos. Tenho 71 anos de idade e há quatorze anos se tornou insuportável. Tenho sidrome de ardencia bucal SAB porém não tenho boca seca pelo contrário tenho excesso de saliva. Tem ligação com esta matéria que acabo de ler sobre bocejar o tempo tempo todo?

    1. Olá, Ivone!
      Sim, acredita-se que a SAB esteja relacionada à ansiedade e/ou depressão, principalmente quando não tratada.
      A Terapia Cognitivo Comportamental tem resultados muito positivos nesses casos, mas pode ser que seja necessária uma consulta com psiquiatra também.

    1. Olá, Maissa!
      A terapia é uma alternativa que deve auxiliá-la nessa questão.
      Além disso, aqui, no blog, abordamos o assunto em alguns textos que podem, de algum modo, trazer informações adicionais.
      Sugiro, em especial, o artigo onde apontamos 15 dicas de psicólogos para controlar o ciúme (clique no link se quiser acessar a leitura).

        1. Boa tarde Isabella,
          A terapia cognitivo comportamental é uma das abordagens mais recomendadas para ansiedade. Uma sugestão é que tente conversar com seu amigo, sobre o que ele sente e como você pode ajudá-lo? E outra sugestão é que tente incentivá-lo a fazer terapia, um psicólogo está treinado para auxiliá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica de Psicologia Nodari

Nosso blog tem como objetivo trazer textos dicas, ferramentas, informações, enfim, conteúdos que acreditamos que possam ajudar as pessoas a melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida. Além de refletir a importância da psicoeducação no processo terapêutico.

Oferecemos atendimentos psicológicos em:

  • Psicoterapia - Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e
  • Avaliações Neuropsicológicas.
  • Outros Posts

    plugins premium WordPress