Blog

Post

Você é uma pessoa assertiva?

assertividade

Confira 5 dicas práticas que irão te ajudar a desenvolver comportamento e comunicação mais assertiva.


O que significa ser uma pessoa assertiva

A pessoa assertiva, de acordo com a terapia cognitivo-comportamental (TCC), é aquela que demonstra uma conduta equilibrada. Ela expressa opiniões e desejos sem, no entanto, desrespeitar as necessidades dos outros.

“Ser assertivo não significa atacar ou ignorar os sentimentos dos outros. Significa que você está disposto a se defender de maneira justa — sem atacar os outros.”
— Albert Ellis

Cuidado!

Assertividade não é sinônimo de estar certo.

Ou seja, você não é mais assertivo porque gabarita respostas!

Assertividade é um estilo de comunicação e comportamento.

Inclusive, uma das características de pessoas assertivas é a capacidade de assumir seus erros!

10 Características de pessoas assertivas

  1. Conseguem dizer “não” sem se sentirem culpadas.
  2. Reconhecem seus erros.
  3. Conhecem seus direitos.
  4. Expressam seus sentimentos.
  5. Estabelecem limites.
  6. Não esperam aprovação de todos.
  7. Pedem ajuda quando necessitam.
  8. São hábeis para resolver problemas.
  9. Apresentam suas opiniões e contribuições em discussões de grupo.
  10. Respeitam ideias diferentes das suas.
Frase sobre assertividade emocional

Em oposição ao comportamento assertivo, podemos pensar em agressividade ou passividade.

Uma pessoa agressiva, por exemplo, tem dificuldade de escutar seus interlocutores. Se impõe — sem permitir o diálogo — e acaba sendo arrogante e desagradável.

Já uma pessoa passiva, tende a se anular. Para buscar aceitação social, opta por ceder aos outros, silenciando a capacidade de argumentar.

“Com uma forte necessidade de aprovação, pode parecer que você está andando pela vida como um estudante que está vagando pelos corredores sem um passe que permita seu trânsito. A qualquer momento, alguém pode aparecer e castigá-lo por fazer algo errado… Isso cria um desconforto e medo crônicos que tornam muito difícil relaxar, deixar ir, aproveitar seus relacionamentos, sentir amor e estar no momento. Isso mina sua autoestima porque você valoriza as opiniões dos outros mais do que as suas próprias; suga a alegria da vida.” 
― Aziz Gazipura

Agir com assertividade, portanto, é encontrar uma espécie de “caminho do meio” entre essas posturas.

“Ser passivo é deixar os outros decidirem por você. Ser agressivo é decidir pelos outros. Ser assertivo é decidir por si mesmo.”
— Edith Eva Eger

Ao comunicar pensamentos e sentimentos — sem abrir mão da empatia — a pessoa assertiva conquista seus objetivos com maior facilidade, se relaciona com desenvoltura e assegura uma série de benefícios à saúde mental.

“Quando você obtém um grande sucesso com assertividade, aprende que é um caminho muito mais saudável do que ser subserviente a pessoas insensíveis. Você ganha respeito por si mesmo, tem mais tempo para suas prioridades e desenvolve relacionamentos autênticos e saudáveis“.
— Doreen Virtue

A boa notícia é que assertividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida, em qualquer idade.

Logo, se você se vê mais como uma pessoa passiva ou agressiva do que assertiva, saiba que é possível alterar essa disposição.

Frase que explica o que é e qual a importância do comportamento assertivo.

5 dicas para se tornar uma pessoa assertiva

Por vezes, ignoramos como alguma mudança em nosso estilo de comunicação pode transformar atividades — e estado mental — do dia a dia.

Pense em ocasiões que você se viu profundamente contrariado, mas preferiu não argumentar.

Ou, ao contrário, reagiu ao incômodo de forma impetuosa, respondendo de forma rude, provocando um mal-estar ainda maior.

Quando essas posturas se tornam padrões de comportamento, precisamos refletir.

Fuga ou ataque não podem ser hábitos cultivados. Tanto um quanto outro, nos levam ao isolamento social, estresse, ansiedade e depressão.

Faça uma autoanálise de suas reações. No trabalho, nos relacionamentos pessoais, nas circunstâncias cotidianas.

Se você é vencido pelo medo de apresentar seu ponto de vista ou, no sentido oposto, não percebe a voz e razões dos outros, precisa encontrar novas soluções.

Desenvolver a assertividade é, justamente, o caminho para melhorar suas interações.

“A prática da assertividade: ser autêntico em nossas relações com os outros; tratar nossos valores e pessoas com respeito em contextos sociais; recusar-se a fingir a realidade de quem somos ou do que estimamos para evitar a desaprovação de alguém; estar apto a defender a nós mesmos e nossas ideias de maneiras apropriadas em circunstâncias apropriadas.” — Nathaniel Branden

Para aprender a exercitar a postura assertiva, siga este passo a passo:

1. Pratique a empatia

É possível resolver — ou evitar — conflitos quando adotamos a perspectiva do outro, para avaliar situações.

Uma pessoa assertiva tem uma escuta ativa. Portanto, faça perguntas abertas, permita que seu interlocutor revele seus gostos, insatisfações ou necessidades.

Não se apresse em julgar. Você não precisa concordar com o que a outra pessoa pensa. Apenas deve compreender seus motivos para descobrir como dar sequência à conversa.

Experimente treinar essa abordagem com seus familiares, amigos e colegas de trabalho.

Você descobrirá que entender outros pontos de vista é de extrema ajuda para lapidar o seu.


Leitura sugerida: Empatia: o segredo para uma vida melhor


Frase sobre comportamento assertivo

2. Aprenda a dizer não

“Se você vive sua vida para agradar a todos, continuará a se sentir frustrado e impotente. Isso ocorre porque o que os outros desejam pode não ser bom para você. Você não está sendo mau quando diz NÃO a exigências irracionais ou quando expressa suas ideias, sentimentos e opiniões, mesmo que sejam diferentes dos outros.” — Beverly Engel

Ser assertivo não significa estar apto a tudo. Você tem limites e deve respeitá-los.

O receio de gerar decepções ou desagrados pode nos impulsionar a aceitar compromissos para os quais não contamos com verdadeira disponibilidade.

No âmbito profissional, isso pode ser bastante recorrente.

Confundimos produtividade e eficiência com excessos tóxicos. Cuidado, isso pode ocasionar efeitos nefastos, como a síndrome de burnout.

Encare a realidade de seu tempo e habilidades. Caso algo contrarie sua capacidade de realização, argumente.

Sempre que possível, apresente alternativas para o que foi solicitado. Quando você oferece escolhas ao outro, torna o diálogo mais amistoso.

Declaração de direitos assertivos:

  1. Você tem o direito de julgar seu próprio comportamento, pensamentos e emoções, e de assumir a responsabilidade por sua iniciação e pelas consequências sobre você mesmo. 
  2. Você tem o direito de não apresentar razões ou desculpas para justificar seu comportamento. 
  3. Você tem o direito de julgar se é responsável por encontrar soluções para os problemas de outras pessoas. 
  4. Você tem o direito de mudar de ideia. 
  5. Você tem o direito de cometer erros — e ser responsável por eles. 
  6. Você tem o direito de dizer: ‘Não sei’.
  7. Você tem o direito de ser independente da boa vontade dos outros. 
  8. Você tem o direito de ser ilógico ao tomar decisões. 
  9. Você tem o direito de dizer: ‘Não entendo’. 
  10. Você tem o direito de dizer: ‘Não me importo’.”

– Manuel J. Smith, no livro Quando digo não, me sinto culpado. Editora Record.

Frase sobre assertividade e psicologia

3. Mantenha a calma

A discussão ficou intensa? Esbravejar não irá tornar as coisas mais fáceis.

Respire fundo, literalmente. Ao controlar a respiração, recuperamos a capacidade de raciocinar com clareza.

Lembre que a comunicação assertiva é aquela que resolve pendências. Vencer “no grito” não é uma opção.

Saia para dar uma volta e tome um copo d’água antes de responder àquele e-mail que o tirou do sério. O calor da hora pode prejudicar sua escolha de palavras.

A mesma regra vale para discussões de relacionamento. Baixe o tom de voz, olhe nos olhos, respire. Explique como se sente ao invés de dirigir acusações.

“Um dos aspectos mais importantes de ser verbalmente assertivo é ser persistente e continuar dizendo o que você quer, repetidamente, sem ficar com raiva, irritado ou alterar o tom de voz.”
— Manuel J. Smith


Conteúdo complementar: Como controlar a raiva: estratégias para manter a calma


4. Filtre as críticas que receber

O que é uma pessoa assertiva
Você não é “dono da razão” e está sujeito a falhas. Logo, deve estar aberto a críticas que o façam pensar.

Diariamente, estamos expostos a todo tipo de feedback. Inclusive nas redes sociais, onde os famosos haters promovem ofensas perturbadoras.

Existem opiniões que você deve ignorar, sem dúvida.

Mas, como você não é “dono da razão” e está sujeito a falhas, também deve estar aberto a críticas que o façam pensar.

“A confiança não vem de sempre estar certo, mas de não ter medo de estar errado.” — Peter T. McIntyre

Como definir sua atitude, em cada situação?

A primeira dica é voltar ao primeiro passo desta lista. Pratique a empatia. Perceba o lugar do outro, daquele que lhe dirige o comentário.

Você o ofendeu, desrespeitou, não cumpriu com algo combinado? Então, se corrija. Aprenda com o erro e se esquive de repetir o comportamento equivocado.

Agora, se a sua postura apenas contrariou as convicções do outro… Reforce a autoconfiança.

Pensamentos divergentes do seu sempre aparecerão. Eles podem impulsionar seu crescimento pessoal, porque mostram perspectivas que você não considerou.

Porém, não se anule no processo. Ser diferente não é ser errado.

Abraçar a diversidade é a atitude mais assertiva.


Conteúdo complementar: Como lidar com as críticas? Aprenda estratégias poderosas que vão te ajudar em diferentes situações


5. Diga o que pensa

“Aprenda a ser firme quando for preciso. Na escola como na vida, ter a reputação de ser assertivo o ajudará a receber tratamento preferencial, sem ter que implorar ou lutar por isso a toda hora.” — Tim Ferriss

O medo da rejeição é um obstáculo que precisa ser superado.

É certo que você ouvirá recusas ao longo da vida.

O problema é presumir negativas, antes mesmo de tentar uma abordagem.

Observe seu próprio histórico. Cada oportunidade que você já teve surgiu de uma atitude de coragem. Sem plena certeza de que encontraria sucesso na investida, você se arriscou.

Mantenha essa regra em mente, sempre que precisar expor sua opinião.

Infelizmente, não existem garantias de aprovação. Por outro lado, a ausência de iniciativa — inevitavelmente — resultará em frustração.

Para ser uma pessoa assertiva, você deve insistir em aprimorar a verbalização de suas ideias.

O exercício contínuo é a melhor estratégia para se fazer entender e alcançar os mais diversos objetivos.


Leitura sugerida: Flexibilidade mental: como adquirir? Conheça esses exercícios


Gostou do texto? Então o compartilhe com seus amigos, em suas redes sociais!

Clínica de Psicologia Nodari
Especializada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Atendimentos Particulares em Psicoterapia e Avaliação Neuropsicológica

Está localizada na Vila Mariana, São Paulo/SP
11 99725-4565

Comentários

Resposta de 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica de Psicologia Nodari

Nosso blog tem como objetivo trazer textos dicas, ferramentas, informações, enfim, conteúdos que acreditamos que possam ajudar as pessoas a melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida. Além de refletir a importância da psicoeducação no processo terapêutico.

Oferecemos atendimentos psicológicos em:

  • Psicoterapia - Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e
  • Avaliações Neuropsicológicas.
  • Outros Posts

    Melancolia: o que é e como lidar?

    ● O que é melancolia ● Sintomas ● Referências (filmes e livros) ● Tratamentos ● Frases sobre melancolia e “personalidade melancólica”.

    plugins premium WordPress